Ainda não é cadastrado? Cadastre-se! - Esqueceu a senha? Clique aqui! [0 itens]

Movimento SC pela Educação ganha força na Regional Centro-Norte da FIESC

quarta-feira, 15 de março de 2017


A equipe da Vice-Presidência Regional Centro-Norte da FIESC realizou visitas para os novos membros da Câmara Regional de Educação. A primeira reunião do ano da Câmara será realizada para dia 21 de março. Os novos membros são: Prefeituras de Canoinhas, Porto União, Curitibanos e Santa Cecília, AMARP, SEST/SENAT de Três Barras e Videira e UNOESC.

O vice-presidente Regional da FIESC Gilberto Seleme destaca que a Câmara Regional de Educação é uma importante ferramenta do Movimento por favorecer a união, a troca de ideias e experiências com articuladores que conhecem a realidade da região. "No mundo globalizado a educação é o primeiro degrau para uma sociedade mais competitiva e fortalecida. A educação realmente faz a diferença", comenta.


A valorização dos professores é o foco das ações da FIESC por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação em 2017. O projeto relacionado à valorização dos professores está alinhado ao Plano Nacional da Educação. De acordo com o Censo Escolar, dos mais de 392 mil estudantes que ingressaram em licenciaturas em 2010, apenas 201 mil concluíram as formações em 2013.


Outro projeto previsto para 2017 é voltado para a elevação da escolaridade básica do trabalhador, com envolvimento de todos os setores econômicos aliados ao Movimento. A mobilização visa a centralizar numa plataforma digital informações sobre a oferta da educação de jovens e adultos em todo o Estado, levando em conta trabalhadores da indústria, comércio, transporte e agricultura. A campanha será lançada no próximo ano.


O Movimento atua com um conjunto de iniciativas como a mobilização das famílias para um maior envolvimento com a vida escolar dos filhos; a constituição de um grupo de jovens como embaixadores da Educação; a organização de uma rede de voluntariado voltada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem; ações de qualificação da gestão escolar; e a celebração de parcerias de âmbito nacional e internacional.


Saiba mais

Em março de 2016, o Movimento transformou-se em Santa Catarina pela Educação com a adesão das federações estaduais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC) e dos Transportes (FETRANCESC).

O Movimento é destinado à adesão dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e laborais, dos setores educacionais, da sociedade civil e do poder público comprometido com a causa da melhoria da Educação.

Como aderir ao Movimento?

Para ser signatária do Movimento Santa Catarina pela Educação é preciso expressar essa intenção preenchendo o Termo de Adesão no site do Movimento:

www.santacatarinapelaeducacao.com.br

PRINCIPAIS PROJETOS EM ANDAMENTO:

PAIS PELA EDUCAÇÃO:
Lançado em 2014, a Campanha Pais pela Educação tem o objetivo de estimular a participação da família na vida escolar dos filhos. Em 2016, foi criado o Dia Estadual da Família na Escola, que passou a integrar o calendário oficial do Estado de Santa Catarina, ocorrendo no terceiro sábado do mês de abril de cada ano. A data foi instituída pela Lei 16.877, de 15/01/16, proposta pela FIESC, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a UNDIME/SC e a Federação dos Trabalhadores, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado.

PROJETO CONEXÃO JOVEM: Em 2015, Santa Catarina conheceu 32 jovens embaixadores da educação, integrantes do projeto Conexão Jovem, do Movimento Santa Catarina pela Educação, que pretende incentivar o público jovem para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, bem como o aumento do interesse pela aprendizagem contínua.

ESCOLA PARCEIRA: EDUCAÇÃO QUE FAZ SENTIDO: Transformar as escolas parceiras em referência de educação de qualidade a ser replicado, contribuindo para reduzir a evasão, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), aumentar a conclusão, reduzir o absenteísmo em sala de aula, melhorar o desempenho e tornar o ambiente escolar atrativo para toda a comunidade escolar, esse é o objetivo do Projeto, composto por um conjunto de 34 escolas da rede pública de ensino municipal e estadual.

PROJETO “EU VOLUNTÁRIO: DEIXANDO O MEU LEGADO”: O Projeto tem por objetivo reunir voluntários, com competência para desenvolver ações a fim de contribuir com o sistema de gestão e o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas da rede pública e instituições de educação sem fins lucrativos, visando melhorar os indicadores educacionais. Para participar, o voluntário faz seu cadastro no site do Movimento. Da mesma forma, as escolas e instituições de educação devem cadastrar suas demandas neste site.

PROJETO GESTÃO ESCOLAR: Considerando que o gestor é essencial para um bom funcionamento de uma escola, para o trabalho em equipe e, consequentemente, o aprendizado do aluno, a proposta é qualificar o gestor escolar na perspectiva da gestão democrática de efetivação do direito à educação com qualidade. Com a complexidade dos tempos a escola precisa se reinventar, buscar novas formas de parcerias em busca de melhores resultado. Isso vem exigindo o alargamento da visão do papel da gestão, que passa a ser em pelo menos seis grandes eixos: gestão pedagógica, gestão contábil, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão da infraestrutura e gestão territorial.


Angela Cardoso
Jornalista/ Assessora de Imprensa
Registro de Jornalista nº 2863/SC

Localização

Oferecimento

Tag Cloud



Agenda de Eventos


Rádios online


No Twitter...



Copyright 2008-2015 - EM Soluções para Internet ltda
Todos os Direitos Reservados
Versão 1.8b