Ainda não é cadastrado? Cadastre-se! - Esqueceu a senha? Clique aqui! [0 itens]

Câmara homenageia Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição

sexta-feira, 10 de março de 2017


A Câmara de Vereadores de Videira realizou na quarta-feira, 8, a Sessão Solene de outorga de Diploma Legislativo de Mérito Social ao Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição (CSIC), visando homenagear a instituição pelos 80 anos de serviços prestados à comunidade escolar, comemorados no dia 23 de fevereiro.

No ato, em nome de todos os parlamentares, o presidente a Casa, Wilson Paese entregou à vice-diretora da instituição, Irmã Noemi Berlanda, a placa de homenagem pelo importante trabalho realizado para o município de Videira. Em seguida, os vereadores Edinei Menegon, Gilberto Thibes de Campos e Jorge Lopes Oliveira, Drº Jorginho, usaram a Tribuna para enaltecer o reconhecimento e gratidão à instituição.


Menegon afirmou que a instituição media o conhecimento, tendo pautado os valores que contribuem para a formação de cidadãos de caráter e de bem. “Acredito que 80 anos de uma instituição de ensino preocupada com os valores da família na formação dos nossos educandos tem de ser lembrado. (...) Em 1936 chegaram as irmãs da Alemanha e começaram o trabalho aqui. A solidez desse trabalho se concretiza em 80 anos. Então, mais do que justa essa homenagem, ela é merecida. Que possamos realmente reconhecer o valor que essa instituição tem na vida da família videirense.”

Drº Jorginho ressaltou a importância do colégio nas áreas da educação e saúde, e parabenizou as irmãs pela prestação de serviços de qualidade e competência. “Vocês chegaram junto com a Perdigão e conseguiram fazer crescer e desenvolver essa grande e bela cidade, não só na educação, mas como na saúde, na ética, na moral e naquilo que trazemos dos berços escolares. Não é qualquer instituição que se mantem por 80 anos. Parabéns.”

O vereador Thibes utilizou o texto “Gaiolas e asas”, de Rubens Alves para enaltecer o legado deixado pela instituição. O texto é uma analogia entre escola que aprisionam e as que impulsionam para o futuro. Thibes, então, compara o Colégio ao segundo tipo de escola, àquelas que encorajam seus alunos a conquistarem seus objetivos. “Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Representando a instituição, durante a sua fala, Irmã Noemi, ressalta que celebrar 80 anos de vida e missão do Colégio é um fato marcante e significativo para todos que contribuem e contribuíram na formação básica dos videirenses. “Muitos sentimentos invadem nosso coração nesse momento. E o mais forte é o sentimento de gratidão e de ação de graças a Deus pela energia divina, que circulou no ser de cada pessoa que fez parte da nossa missão educativa, que esteve e está presente ainda hoje no cotidiano da escola e do trabalho educativo”, agradeceu a vice-diretora.

Também estavam presentes na Sessão professores, funcionários, pais e alunos do Colégio, o Secretário da Educação, Geancarlos Farinon Flores de Matias, representando o Prefeito, Dorival Carlos Borga, e o senhor Israel Ribeiro representando o Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural e Urbano, Fabiano Marafon.

Localização

Oferecimento

Tag Cloud



Agenda de Eventos


Rádios online


No Twitter...



Copyright 2008-2015 - EM Soluções para Internet ltda
Todos os Direitos Reservados
Versão 1.8b